Localizada no município de Piúma, sul do Estado do Espírito Santo, a Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição surgiu da necessidade e desejo de prestar mais eficaz evangelização e trabalho pastoral no litoral de nossa Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. A mesma foi desmembrada da Paróquia Santo Antônio de Pádua de Iconha no dia 08 de dezembro de 1991, no mesmo dia e mês em que a Igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora.
Naquele mesmo dia foi nomeado como primeiro pároco o Padre José Carlos Fernandes (1991- 1993); seguido neste ofício pelo Padre Olímpio Andrade Sobrinho (1991-1998). Em 1997, a paróquia acolheu com alegria a presença do então Diácono Genivaldo Marcolan Laquini (atualmente presbítero). Em vacância após a transferência do Padre Olímpio, a paróquia ficou aproximadamente um mês administrada pelo Padre José Carlos Brasil (1999) que depois foi sucedido pelo Padre Paulo Sérgio Mourão, este na função de Vigário Administrador (1999-2000). No ano de 2001, a paróquia acolheu seu novo pároco, o Padre Dermeval Gomes que aqui permaneceu até janeiro de 2013. O ofício de pároco foi passado para o Padre Gilberto Roberto Silva em fevereiro de 2013 e no ano de 2015 veio para a paróquia o Padre Luciano Vial Orcino, nomeado como Vigário Paroquial para auxiliar o Padre Gilberto. Neste ano de 2022, o ofício de pároco foi passado para o Padre Pedro Félix Bassini, e também colaboram nas comunidades o Diácono Sebastião Domingues de Paiva e Diácono Sergio Cardoso Adão.
O percurso da comunidade paroquial foi, e continua sendo, marcado pelo reflexo da simplicidade e humildade do povo piumense. Fieis que se mostram comprometidos em animar e servir na ação do Reino de Deus, celebrando a vida litúrgica da Igreja nas CEB’s, nos movimentos, pastorais, ministérios leigos e associações religiosas. As celebrações festivas dos padroeiros das comunidades, com novenas, tríduos e procissões, são expressão riquíssima da devoção do povo católico piumense ao longo de todo os anos. Um elemento muito presente na caminhada paroquial é o turista; Piúma, por ser um município litorâneo, recebe anualmente uma quantidade expressiva destes que congregam e somam-se aos paroquianos para juntos celebrar a liturgia da vida; inclusive foi com auxílio de alguns destes que algumas comunidades surgiram. No decorrer desses 30 anos de Paróquia é observável que, com a graça de Deus e o materno auxílio de Nossa Senhora, nossas comunidades cresceram na fé e na dedicação a serviço do Evangelho e dos irmãos. Atualmente, a paróquia é composta por 18 delas, presentes em todo o município.
Nessas três décadas de paróquia, sempre foram momentos muito vibrantes de alegria as visitas realizadas pelos bispos da nossa Diocese, Dom Luiz Mancilha Vilela, Dom Célio de Oliveira Goulart, Dom Dario Campos e Dom Luiz Fernando Lisboa, com os paroquianos marcando presença ativa e efetiva nas celebrações. Ao celebrar esta data tão significante para nossa história é importante render graças a Deus por todos os desafios vencidos, pela iluminação e discernimento concedidos. Somos um povo católico com um longo caminho a trilhar, mas que com a proteção carinhosa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição nos fazemos animados para tal caminhada, como ela mesma outrora fez um dia para levar Cristo Jesus a seu povo.
Fonte: Arquivo Paroquial